Neste dia 05 de Março de 2011 a filarmônica 05 de Março completa mas um ano de vida para alegria do recôncavo.
Nossa Equipe vai leva neste mês materias exclusivas sobre a mesma
(aguardem)Historico

A ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL 5 DE MARÇO, do Município de Muritiba no Estado da Bahia, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, fundada em 05 de março de 1897, devidamente registrada no cartório de Registro de Imóveis e Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de São Félix, Estado da Bahia sob o nº 21/1A, do Livro 01-D, folhas 27v, com CNPJ nº 14.830.707/0001-30, considerada de Utilidade Pública Municipal Lei nº 724/2005 de 22/12/2005 e Estadual Lei nº 9.996, de 10/01/2006, publicada no Diário Oficial de 11/01/2006, que tem como objetivo principal a organização e manutenção de uma Banda de Música com instrumento de sopro e percussão além da manutenção de uma Escola de Música para o ensino gratuito e arte musical e a formação de músicos para sua execução e que a 113 anos desenvolve trabalhos nas áreas de cultura e educação, com a formação de músicos e educação de menores.

DECADA DE 40 EM MURITIBA(BA)

DECADA DE 30 EM MURITBA (BA)

FESTIVAL DO DANNEMANN
No ano de 1897, em 5 de março, reuniu-se no Prédio nº 2 da Rua Ruy Barbosa, em Muritiba, um grupo de afeiçoados à arte musical, a fim de organizar uma Filarmônica que viesse satisfazer plenamente ao desejo do Povo Muritibano e cujo nome, em memória ao notável acontecimento, aplaudido com entusiasmo foi justamente o de “SOCIEDADE FILARMÔNICA 5 DE MARÇO”. Eram suas principais figuras – SEVERIANO FELIX DA SILVA, ARGEMIRO SACRAMENTO, PEDRO DE ALMEIDA, JOÃO BORGES DOS SANTOS, VIRGILIO GIBAUT, ANTONIO SILVA SANTOS VULGO PERNAMBUCO E EUFROSINO SANTANA. Os primeiros instrumentos foram oriundos das extintas sociedades musicais “ Bom-fim “, “ São João “ e “ Comércio” .Foi o seu primeiro Regente o Maestro JOÃO BORGES DOS SANTOS, e após um mês de funcionamento surgiram novas figuras para participarem do Corpo Musical da Cinco de Março, que desde o início, já contava com a simpatia e o apoio entusiástico da população.
Por mais estranho que pareça, a “CINCO DE MARÇO”deixou de tomar parte nas festas comemorativas da Emancipação de Muritiba , em 8 de agosto de 1919, em virtude de ter sido encaixotada pelo seu então Presidente Coronel Anfilófio Fernandes de Castro, que era político contrário à importante medida e tão necessária ao progresso e à vida de nosso Município , movimento este liderado pelos Fragas , de que era principal representante o Dr. Durval Fraga . Entretanto, em 8 de agosto de 1922, quando Muritiba atingiu os foros de Cidade – Termo a “Cinco de Março” participou ativamente das jubilosas festividades realizadas em regozijo a tão notável evento na vida político-administrativa do Município. E, desde então, a nossa Filarmônica continua sempre presente a todos os acontecimentos de alguma importância para a vida do Município, como um veículo fiel na expressão das emoções e sentimentos cívicos e religiosos de sua população.
Além disto, a “Cinco de Março” tem realizado importantes excursões e tocatas nas seguintes cidades e até da capital de nosso Estado: Itaberaba, Santa Terezinha, Castro Alves, Cruz das Almas, Sapeaçu, São Félix, Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragogipe, Conceição de Feira, São Gonçalo dos Campos, Santo Amaro, Ibirapitanga, Brotas de Macaúbas, Ubatã, Feira de Santana, Cabaceiras do Paraguaçu, Ibotirama, etc. Cumpre salientar, ainda, o papel bastante saliente por ela desempenhada durante as festas religiosas, muito especialmente a Festa do Bonfim, em Fevereiro, a de São Pedro, em Junho. Aniversários, casamentos e batizados e outros importantes eventos sociais e familiares de seus associados são sempre por ela festivamente comemorados com tocatas especiais, sendo portanto, um órgão já indispensável na vida da Cidade Serrana de Muritiba.

¯ 1º Festival de Filarmônicas do Interior/ Setrabes 1975 ( 3º Lugar)
¯ 2º Festival de Filarmônicas do Interior/ Setrabes 1976
¯ 5º Festival de Filarmônicas do Interior/ Setrabes/MEC/ Funarte - 1979
¯ 5º Festival de Filarmônicas do Interior/ Setrabres/MEC/Funarte - 1982
¯ Retreta Intermunicipal do Centenário de São Gonçalo dos Campos - 18/03/1984
¯ 1º Festival de Filarmônicas do Recôncavo no Centro Cultural Dannemann - São Félix - 1990 - VICE-CAMPEÃ.
¯ 3º Festival de Filarmônicas do Recôncavo no Centro Cultural Dannemann - São Félix - 1992 - CAMPEÃ.
¯ 4º Festival de Filarmônicas do Recôncavo no Centro Cultural Dannemann - São Félix - 1994 - Participação Especial.
¯ CENTENÁRIO DA FILARMÔNICA 05 DE MARÇO – 05/03/1997
¯ 1º Festival de Inverno em São Gonçalo dos Campos - BA ( 1997)
¯ XV Seminário Internacional de Música realizado no Pelourinho pela UFBA - Salvador - Bahia - 1997
¯ Projeto Domingo no Parque da Secretaria de Cultura e Turismo - Pelourinho e Parque Costa Azul - Salvador - Bahia - 1997.
¯ 7º Festival de Filarmônicas do Recôncavo no Centro Cultural Dannemann - 1997 - BI-CAMPEÃ - São Félix - Ba.
¯ Encontro de Filarmônicas em Salvador no Parque Costa Azul - 1998.
¯ Congresso da ABAV - Ba no Centro de Convenções em Salvador - Ba - 2000.
¯ Comemoração dos 450 anos da Arquidiocese de São Salvador da Bahia - Fonte Nova - Salvador - 2001.
¯ Festa das Centenárias – 2003/2004.
¯ Projeto Domingueiras – 2005
¯ 300 anos da Paróquia de São Pedro do Monte de Muritiba – 2005
¯ Projeto Resistência Heróica – 2006

CONCERTO DE NATAL
DIRETORIA EXECUTIVA ATUAL
PRESIDENTE: PAULO JOSÉ DE JESUS DE ALMEIDA ALVES
VICE-PRESIDENTE: GERSON SILVA SANTOS
PRIMEIRO SECRETÁRIO: ADRIANO FRAGA BRAGA
SEGUNDO SECRETÁRIO: JOSÉ CARLOS EVANGELISTA CONCEIÇÃO
DIRETOR DE PATRIMÔNIO : ANDRÉIA VELOSO SANTOS
ORADOR: RUI CARLOS PEREIRA
DIRETORIA FINANCEIRA: LEIDE LAURA DE OLIVEIRA
DIRETORIA ARTÍSTICA: ALFEU PARAGUAÇÚ DIAS FRAGA
CONSELHO FISCAL
TITULARES:
ADAILTON DE JESUS, JOSÉ ROQUE CONCEIÇÃO DE ALMEIDA, ROBSON EVANGELISTA DE MATOS.
SUPLENTES:
ANTONIO JOSÉ SANTOS SOUZA, FAGNER DOS SANTOS FERNANDES, MARIO TEODORIO DA SILVA.
fONTE: Blog da Filarmônica/Projeto Ativa Recaoncavo
Nenhum comentário:
Postar um comentário