quarta-feira, 16 de março de 2011

164 Anos de Nascimento do Poeta das Americas "Castro Alves"

Castro Alves

 Antônio de Castro Alves nasceu na Bahia em 1847, na Fazenda Cabaceiras, Comarca de Muritiba, a 42 quilômetros da Vila de Nossa Senhora da Conceição de ‘Curralinho’ (hoje, município de Castro Alves). Famoso pelas fortes críticas à escravidão, ele fez parte da Terceira Geração da Poesia Romântica (Social ou Condoreira), caracterizada pelos ideais abolicionistas e republicanos, sendo considerada a maior expressão da época. Entre suas obras estão Espumas Flutuantes, Gonzaga ou A Revolução de Minas, Cachoeira de Paulo Afonso, Vozes D'África, O Navio Negreiro.

Em 1862, Castro Alves ingressou na Faculdade de Direito de Recife, após ter feito o curso primário no Ginásio Baiano. É dessa época a composição dos primeiros poemas abolicionistas: Os Escravos e A Cachoeira de Paulo Afonso. Em 1867, retorna para a Bahia e segue, no mesmo ano, para o Rio de Janeiro, com incentivos promissores de José de Alencar, Francisco Otaviano e Machado de Assis. Depois, em São Paulo, conviveu com intelectuais e escritores como Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Rodrigues Alves, Afonso Pena e Bias Fortes. Neste período, viveu seus dias de maior glória. Em 11 de novembro de 1868, caçando nos arredores de São Paulo, feriu o calcanhar esquerdo com um tiro de espingarda, o que resultou na amputação do pé. Em seguida, contraiu tuberculose, obrigando-o a voltar à Bahia, onde morreu, em 1871.


 

Na Terra Natal

164 anos do Poeta Castro Alves 2011

Nos dias 13 e 14 de março o Município de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano realizou um grande evento em homenagem aos 164 anos de nascimento do seu filho ilustre e maior poeta das Américas Antonio Frederico de Castro Alves.

O evento que deu início as 10 horas do dia 13, apresentou para a população a I Feira Cultural, que através de stands mostrou para o público a história do Município retrata por um grande número de fotografias e histórias de sua evolução, também foram expostos os trabalhos realizados pelas secretarias municipais.

Em visitação aos stands as crianças tiveram dois dias inesquecíveis, graças as secretarias de Educação e Ação Social, que levaram para a praça Castro Alves muita animação com palhaços, pintura de rosto e distribuição de pipoca. Os baixinhos brincaram com o auxilio de profissionais capacitados. A noite a festa deu continuidade com apresentação de show musical MPB.

No dia 14 a programação deu início as 05:00h Alvorada, 08:00h Missa Festiva, 09:30h Banda Didá, 10:00h Abertura da nova exposição do Parque Histórico Castro Alves, 11:00h Apresentação e premiação do 10º Festival de Declamação de Poesia, 11:30h – Sessão Solene na Câmara de Vereadores.   Fonte: Midia do Recôncavo



Fotos por Anderson Bella...Amigo da Cultura do Recôncavo

Imagens dos eventos realizados na cidade nos dias

13 e 14 de Março 2011




 

 Artes

 
 
 
 

 

Artesanatos

 
 
Espaço Jovem

 

Exposição

 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

 
 
Homenagens a Castro Alves
 
 
 
 
 

 
 
 
Parque Historico Castro Alves
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Parabéns a todos os idealizadores desde grande evento em homenagem a Castro Alves em Cabaceiras do Paraguaçu-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário